Microempreendedor Individual – 3 Erros Que Você Não Sabe Que Está Cometendo.

Microempreendedor-Individual-300x200 Microempreendedor Individual - 3 Erros Que Você Não Sabe Que Está Cometendo.

Microempreendedor Individual

 

O (MEI) ou  microempreendedor individual é a forma mais fácil de abrir uma empresa no Brasil. É o profissional que trabalha por conta própria e abre o próprio negócio de forma legalizada.

O principal suporte para este profissional é a Lei Complementar n° 128, de 19/12/2008, que criou orientações para o trabalhador que se encontrava em condição ilegal, se tornar um microempreendedor legalizado.

Existem algumas para quem deseja abrir seu pequeno negócio de forma legal, para tal é necessário faturar mais que R$ 60.000,00 por ano e não ter participação ou qualquer espécie de sociedade em outro negócio.

COMPARTILHE ESSE COM SEUS AMIGOS:

Compartilhe no Facebook

Compartilhe no Twitter

Compartilhe no Google+

Compartilhe no LinkedIn

Os Principais Erros Que o Microempreendedor Individual Deve Evitar.

Por mais que o Microempreendedor individual seja a forma mais simples de entrar no mercado empresarial visto o suporte que é oferecido, é preciso estar atento a algumas atitudes para que o seu negócio não venha ao fracasso.

Erro 1. Declaração do Imposto de Renda – Esteja Atento!

Este erro surge advindo de uma dúvida muito frequente entre os microempreendedores individuais, muitos deles se questionam quanto à necessidade de declarar ou não o imposto de renda junto à receita federal.

A legislação estabelece um tento mínimo para a receita bruta anual da empresa no valor de R$ 60.000,00. A declaração só deve ser feita pelas microempresas que excederem esse valor, por tanto se a receita bruta anual for menor que este valor, não é necessário declarar.

Ao enviar a declaração o microempreendedor deve estar atento, pois deverá apresentar à Receita o valor líquido total dos lucros obtidos pela empresa.

Portanto, para chegar a esse cálculo, é necessário descontar todas as despesas obtidas para resultar no lucro líquido total.

O Professional em regime de microempreendedor individual deve estar ciente que não está isento de suas responsabilidades enquanto pessoa física junto à Receita Federal.

 

 

Inovção-300x200 Microempreendedor Individual - 3 Erros Que Você Não Sabe Que Está Cometendo.

Inovação

Erro 2. Planejamento Financeiro

O setor financeiro é fundamental em qualquer tipo de negócio, e nos pequenos não é diferente. Um fato é que muitas microempresas fecham logo nos primeiros anos, pois a reversão de um quadro financeiro abalado é muito difícil para o microempreendedor individual.

A solução para quem deseja manter a segurança e rendimento do seu negócio está no planejamento. É necessário estar preparado para todo tipo de situação. Não é pessimismo, é precaução.

Por tanto, é preciso ter estratégias e planos de emergência caso algo não saia como o esperado.

Uma dica importante é sempre ter uma reserva de emergência. Esse valor será aplicado caso algum problema financeiro apareça.

Para o microempreendedor individual que se preparou para esse tipo de evento, uma estratégia interessante é aplicar esse valor a uma forma de poupança que renda juros.

Caso nada aconteça, esse valor estará rendendo algum lucro.

 

Erro 3. Não Se Esqueça de Fazer Uma Pesquisa de Mercado Antes de Abrir Seu Negócio.

É fundamental conhecer e estabelecer um nicho e público alvo do seu negócio. Os produtos e preços devem estar ajustados à realidade do mercado vigente.

Para isso, é fundamental fazer uma pesquisa de mercado.

A pesquisa de mercadológica serve para conhecer o perfil do cliente e a partir dessas informações é possível moldar a tomada de decisões da empresa de modo a favorecer e fidelizar esses clientes.

Para realizar uma boa pesquisa, primeiramente defina o objetivo principal que a pesquisa deseja alcançar.

É necessário montar um roteiro simples e objetivo, e procurar obter dados em fontes seguras, como em órgãos públicos, por exemplo.

 

Conhecimento-1-300x200 Microempreendedor Individual - 3 Erros Que Você Não Sabe Que Está Cometendo.

Conhecimento

 

 

Desvie dos erros e foque nos principais acertos na hora de investir em um empreendedorismo.

Assim como muitas pessoas não se mantém atentas ao que deve ser evitado, é preciso seguir os principais passos que podem fazer o seu negócio lucrativo e bem sucedido.

 

  • Capacita-se!

O bom empreendedor deve manter seus conhecimentos sempre atualizados para a boa aplicação em seus negócios. Cursos de capacitação e certificações na área de atuação são fundamentais.

 

Como diz o ditado, a propaganda é a alma do negócio. Por isso invista na divulgação da sua empresa ou produto. As mídias sociais são ótimas ferramentas de marketing digital.

 

Um bom empreendedor deve procurar inovar quanto às ideias, produtos e metodologias. No mercado há muita coisa parecida que só se reproduz. A inovação atrai novos clientes e conceitua a empresa.

Portanto, informação é chave principal para o microempreendedor individual ter sucesso em seu negócio.

Manter-se informado sobre a legislação que o rege, seus direitos e deveres faz toda diferença para um empreendedorismo bem sucedido.

 

Se você microempreendedor individual gostou desse artigo deixa o seu comentário, curte, compartilha com os seus amigos e parentes empreendedores pois precisamos a cada dia  nos unirmos mais e compartilharmos conhecimento.

CONHECIMENTO GERA CONHECIMENTO!!!

GOSTOU? então veja essa: OPORTUNIDADE DE NEGÓCIO e você vai gostar infinitamente mais…

GUIA GRÁTIS: Gestão Financeira 10 Dicas Práticas

Érico Gomes

Eu sou Érico Gomes, empreendedor desde os 10 anos de idade quando comecei vendendo picolé em feiras livres, hoje sou empreendedor na área de turismo e Empreendedor Digital,

Website: http://www.empreendedorismoavancado.com

1 Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *